Plantio cruzado da soja pode garantir maior produção

Com a técnica, uma maior quantidade de plantas pode ser cultivada na mesma área

O produtor de soja a cada safra precisa tentar superar a sua produtividade, tornar a sua produção mais sustentável e reduzir suas desvantagens perante os outros produtores. Tudo isso deve ser feito utilizando, se possível, a mesma área de plantio.

O plantio cruzado possibilita um maior número de plantas dentro de um mesmo espaço, o que leva à maior produtividade. No sistema cruzado, a plantadeira passa duas vezes na mesma área, mas em direções opostas. Assim, as linhas paralelas dão lugar aos quadrados, aumentando a quantidade de pés de soja plantados por hectare.

A nova técnica está sendo adotada pela primeira vez no Mato Grosso e ganha espaço em áreas experimentais, afirma o gerente técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja, MT). Ele alerta, também, para uma maior necessidade de manejo e cuidados por parte do produtor, já que a concentração de plantas pode levar a uma disputa por nutrientes, água e luz e ajudar a alastrar com mais facilidade doenças, como a ferrugem.

Alguns trabalhos mostraram um ganho na produtividade de 20%. No momento, além das plantações experimentais, alguns estudos estão em andamento visando sempre o aumento da produtividade.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 10-11-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.