Suinocultura sustentável

O Sistrates é uma das maneiras de fazer da suinocultura uma atividade ambientalmente correta

A suinocultora é uma atividade de grande importância para a economia brasileira, pois gera emprego e renda para cerca de 2 milhões de propriedades rurais. O setor fatura mais de R$ 12 bilhões por ano. Atualmente é de grande importância que as atividades tenham preocupação com o meio ambiente, assim o Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrate) é uma das maneiras de fazer da suinocultura uma atividade ambientalmente correta.

O sistema tem como objetivo gerar um produto livre de poluição e limpo, integrando várias fases do tratamento de dejetos. Sua base está no tratamento de nitrogênio e fósforo desses resíduos, podendo ser acoplados aos biodigestores. Com o Sistrates é feito o controle da poluição do ar, do solo e da água. É possível também produzir biogás, reutilizar a água nas granjas e diminuir a área necessária para a criação dos porcos.

O Sistrates é recomendado para granjas tecnificadas de produção de leitões, com mais de três mil matrizes, ou para produtores que tenham problemas na aplicação dos dejetos. Além de beneficiar cooperativas, agroindústrias, produtores e empreendedores do setor de gás e energia, que produzem biogás a partir de biomassa.

O professor Paulo César Brustolini, do curso Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que com uso das técnicas corretas, além de tornar a sua granja de suinos ambientalmente correta, o produtor consegui diminuir custos.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Virginia 13-10-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.