Nova tecnologia aumenta 30% da produtividade do cultivo de tomate

O Tomatec promove economia de 10% para o produtor e reduz em até 50% o uso de agrotóxicos

O tomate é importante tanto por seu valor econômico quanto pelo social, devido ao volume da produção e à quantidade de empregos gerados. O Brasil possui cerca de 63 mil hectares cultivados e a produção atinge por volta de 3,5 milhões de toneladas. Os principais produtores são os estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.

A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desenvolveu uma tecnologia que visa reduzir o custo de produção, o uso de produtos químicos e a contaminação ambiental. O sistema é um conjunto de técnicasagronômicas que contêm alguns princípios básicos como a adoção do sistema de plantio direto, o uso eficiente da água com a irrigação por gotejamento, a aplicação de adubos na forma solúvel, o manejo integrado de pragas, o ensacamento e o tutoramento vertical.

O Tomatec aumenta em até 30% a produtividade e promove uma economia de 10% para o produtor. Além disso ele reduz em até 50% o uso de agrotóxicos, tornando possível a diminuição das perdas por erosão do solo e pela contaminação dos mananciais.

Os benefícios na produtividade estão, principalmente, na diminuição da perda de frutos por causa de pragas, devido ao ensacamento, e na obtenção de frutos com tamanhos padronizados até o fim da colheita, devido ao uso de fertirrigação. O recurso também pode ser adaptado para outras culturas.

Análises feitas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade da Fiocruz mostram que o método extingue os resíduos dos frutos. Esse resultado garante a preservação ambiental, a saúde do produtor e do consumidor. Atualmente, 70% da produção de tomates é destinada ao mercado de consumo in natura e o restante dela é utilizado como matéria-prima nas indústrias.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 03-11-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.